lunes, 14 de diciembre de 2009

Beautiful Things...




Sobre encontros e desencontros


Não o filme, falo da vida mesmo, da tristeza que dá quando eu percebo que as coisas mudam muito depressa, que dá muito trabalho manter o encontro.

O que une as pessoas é um fio muito fininho e muito delicado que não tem nada a ver com o lugar que a gente vive, se é perto se é longe, que não tem nada a ver com os pontos de vistas, se são comuns ou inversos. O que manda nos encontros e nos desencontros é a vontade. Uma vontade que precisa ser mútua, que exige que duas pessoas segurem a ponta do fio com a intensidade certa, ou ele vai se arrebentar, o que acaba estragando tudo, ou ele vai se soltar.

Acho que quando o fio se solta, por mais doloroso que isso seja para quem ficou parado com o fio nas mãos, vendo a banda passar, a tristeza acontece, a gente segue vivendo, estudando, trabalhando, tomando cerveja num boteco, mas eventualmente, antes de dormir, deseja que aquela pessoa, resolva pegar a ponta outra vez. Que ela ligue ou mande um e-mail, que apareça na sua casa pra tomar um café e que conte as graças e desgraças da vida nesse tempo longe.

Eu não estou aqui desejando que os desencontros não aconteçam, isso é impossível, o encontro é sutil demais. A sutiliza muitas vezes faz a gente não perceber certas coisas, olhares de reprovação, falas de abandono que demonstram a falta de vontade que existe, e que existe por várias razões.

E todo mundo,todo mundo é responsável por soltar ou fazer arrebentar o fio muitas vezes durante a vida. É só pensar na falta de ânimo que muitas vezes sentiu na hora de sair de casa e encontrar aquela pessoa com quem sempre pôde contar. Na energia que se gasta para continuar deixando ela fazer parte de você mesmo e que a rotina e as coisas da vida, que vivem mudando, tenham feito cada um seguir para um canto.

Uma coisa que eu sei, e que os encontros de uma vida inteira que eu tenho ainda me provam, é que o fio do encontro, por mais delicado que seja, é infinitamente flexível e pode caminhar quilômetros e mais quilômetros. Eu acho isso muito bonito. Só torço para desistir só mínimo necessário dos outros. E que eles desistam só o mínimo necessário de mim.

(tem.que.ser)